400 Anos do Carisma Vicentino

 


Youtube Vídeo: "Voltar ao Espírito". Clique aqui.


Como sabemos, em 2017 comemorou-se os 400 anos do Carisma Vicentino. A Congregação da Missão, instituição fundada por São Vicente de Paulo, divulgou pequenos vídeos em celebração à data, contando um pouco da história de Vicente, que é uma inspiração para os seguidores de Cristo nos dias atuais. 

Após assistir a esse vídeo, reflita sobre as questões abaixo, elaboradas pela Família Vicentina.

  1. Estou ciente de que Deus quer agir —e ele faz, na verdade— através de mim e meus irmãos na fé? O que significa para mim ser um instrumento de Deus?
  2. O que pessoas estão esperando por nós? O que pessoas hoje em dia, em nosso meio, precisam da nossa ajuda espiritual, física, material?
  3. Para um seguidor de São Vicente de Paulo, pregar o evangelho é o mesmo que servir os pobres? Como podemos integrar essas duas facetas do nosso carisma no século XXI? Como podemos renovar o nosso serviço com uma nova força, a partir deste 400º aniversário?

Fonte: Da Redação do SSVPBRASIL.





São Vicente de Paulo foi o santo que em 1617 fundou a instituição Damas da Caridade, o primeiro Ramo vicentino que, depois, abriu as portas para a criação de muitas outras entidades, a exemplo da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Para celebrar a data, foi lançada a logomarca oficial.

A imagem é composta por um círculo (que representa o mundo, a história, a vida) formado por várias linhas coloridas (simbolizando os Ramos da Família Vicentina). “Estas linhas ou raios simbolizam as Congregações, grupos, associações fundadas a partir do carisma vicentino. Eles também simbolizam a sociedade, com suas imperfeições e alegrias, esperanças e fraquezas”, explica o padre Alexis Trujillo Cerquera.

Ainda de acordo com a explicação do padre, as estrelas da logomarca remetem aos dois lugares teológicos onde Vicente de Paulo viu os traços de Deus na vida dele e que iniciou as obras de caridade: Gannes-Folleville e Châtillon-les-Dombes, ambas na França.

Já a cruz que corta o desenho representa a Ressurreição de Cristo e a Festa de Pentecostes. “A cruz nos lembra que é sempre um sinal de um novo espírito que vive dentro de nós e nos convida a viver como Família Vicentina em nosso mundo”, completa o Padre.


*


Padre Gregory Gay 

 “São muitos: os refugiados que fogem da opressão e da pobreza; os desabrigados em suas cidades devido a guerras civis; os migrantes que buscam uma vida nova; os sem-teto; os enfermos físicos ou mentais; aqueles que sofrem discriminação por sua fé, raça ou cor; o jovem ou o ancião solitário e vulnerável. Muitas destas pessoas e situações já estão familiarizadas com o trabalho dos membros da Família Vicentina em nível global”.


Reflexões

a) Quem são os estrangeiros ao nosso redor? b) Como estamos dando nosso apoio atualmente? c) Quais as novas necessidades que estão surgindo? d) Como podemos responder a estas necessidades? e) Somos nós os estrangeiros necessitados de acolhida?


Fonte: SSVP.CM-BH MG

*


Deus seja Louvado! Para sempre seja Louvado!

Louvor, Honra e Glória a Jesus Cristo Ressuscitado, Deus Uno e Trino!


☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advento com os Camilianos de São Camilo de Lellis

O Pequeno Príncipe e a Rosa